quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Olha o golpe!


Vejam as informações publicadas hoje no blog do jornalista Cláudio Humberto.

Pesquisa dá peso maior a municípios remotos e 'bolseiros'
A pesquisa CNT/Sensus, indicando “empate técnico” entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), deu peso expressivo, nas entrevistas, a municípios remotos alvos de programas assistencialistas de Lula, como o Bolsa-Família. O Sensus informou ao TSE que no Rio Grande do Norte, por exemplo, ouviu 9 pessoas em Natal (508 mil eleitores), onde o PT perdeu em 2008, e 13 em Sítio Novo (4 mil eleitores, 803 bolsas).

Exemplo típico
Em Santa Catarina, o Sensus entrevistou apenas 4 pessoas na capital, Florianópolis (306 mil eleitores), e 13 em Guaraciaba (7,7 mil eleitores).

Outro caso
O Sensus ouviu apenas 4 pessoas na capital capixaba, Vitória (245 mil eleitores), e 17 em Venda Nova do Imigrante (14 mil eleitores).


Ah, bom
Ricardo Guedes, do Sensus, explica que todos os institutos usam a técnica “PPT” (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) de municípios.

Em fevereiro do ano passado, quando publiquei uma crítica à pesquisa CNT/Sensus, ver no blog e no jornal O Progresso de 08/02/2009, algumas ptssoas colocaram que a minha crítica era sem fundamentos. Era realmente, eu não conhecia o método de pesquisa PPT - pesquisa Pró Partido dos Trabalhadores.