terça-feira, 4 de março de 2008

CHAVEZ X BOLÍVAR

Como pode alguém que se intitula o “novo Bolívar” insuflar uma guerra entre países latinos americanos, se a grande luta de Bolívar, após derrotar o imperialismo espanhol, foi justamente unir o continente?
Como pode um governante querer ser o Líder da Nação Bolivariana se ao invés de tentar acalmar os ânimos, faz é estimular a discórdia e mandar tanques e soldados para a fronteira numa clara ameaça ao país vizinho?
Se Chavez quer lutar com Uribe por achar que ele é “um artífice do governo imperialista”, porque não ataca diretamente o governo imperialista?
Essa estratégia de forjar uma guerra para unir o povo ao seu ditador, para esconder problemas internos tais como desabastecimento, inflação, desemprego, etc. já foi vista na América Latina pelo povo argentino, na Guerra das Malvinas, e todos sabemos a conseqüência, dor e tristeza para o povo.
Se Chavez com sua revolução socialista bolivariana quer realmente atingir o inimigo imperialista capitalista deve atacar onde ele é carente de recursos (como militar estrategista deve saber disso). É só ele parar de fornecer petróleo aos EUA que criará uma crise, fará com que os americanos paguem mais pelo combustível devido à lei da oferta e procura (ícone do capitalismo) o que com certeza irá provocar uma série de aumentos na já problemática economia americana.
É o momento certo, pois, a economia americana esta atravessando uma série de contratempos, é ano eleitoral e ele pode alegar (em minha opinião houve) apoio do governo americano para o exército colombiano localizar e atacar as FARC´S em território equatoriano, e que, portanto, esta havendo ingerência imperialista na região e ele como “bastião da integridade latino americana” teve que fazer algo.

Nenhum comentário: