quarta-feira, 29 de abril de 2009

SOS Nordeste


Noticia no blog do jornalista Cláudio Humberto de Brasília - http://www.claudiohumberto.com.br/principal/index.php

"O Ministério da Pesca manda uma delegação ao Oriente Médio para entregar US$ 10 milhões dos contribuintes aos palestinos. No Maranhão, com 21 mil desabrigados, esse dinheiro faria a maior diferença. "

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Podres Poderes


Montesquieu deve estar desconsolado com o que anda ocorrendo com a sua teoria de tripartição do poder, pois, para ele a divisão tripartite dos poderes, além de garantir a liberdade dos cidadãos, asseguraria a eficiência do ponto de vista do funcionamento das instituições políticas. O sistema de independência entre os órgãos do poder e o de inter-relacionamento de suas atividades garantiria a democracia, que por sua vez, asseguraria a virtude.
Vamos refletir sobre o que anda acontecendo nos três poderes e suas relações.
Quanto ao judiciário é impossível não comentar o “bate-boca” ocorrido no Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do país, entre o presidente, ministro Gilmar Mendes e o ministro Joaquim Barbosa. Quem assistiu ao “debate” deve ter ficado intrigado e pensado: Se diante das câmeras de TV eles agem assim, o que não ocorre nos bastidores? Os ministros, pelo que representam, devem ser respeitados, principalmente pelos seus pares, e não ficarem aos berros exigindo respeito um do outro.
Estaria a nossa mais alta corte superlotada de processos e por isso seus entes andam tão nervosos? Será que temos tantas leis, que umas concorrem às outras gerando um redemoinho de desentendimentos?
Preocupante, pois, voltando a Montesquieu “Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias.”.
Leis nos remetem ao poder legislativo. Poder que tem entre suas funções a de criar leis, fiscalizar o poder executivo, e, em situações específicas, julgar pessoas.
Como podem nossos legisladores criar e votar leis de interesse do país se passam os poucos dias que estão no plenário debatendo sobre mensalão, espionagem, e nesses últimos dias, defendendo o “sagrado direito” de ficarem viajando para todos os cantos do país e do mundo, de férias, com a família, com passagens aéreas pagas pelo contribuinte que fica horas, dias, meses e anos na fila do SUS para um atendimento, uma consulta, um exame, uma cirurgia?
Preocupante, pois, voltando a Montesquieu “Um governo precisa apenas saber vagamente o que a traição é, e vai contribuir para o despotismo”
Governo nos remete ao executivo. Nunca antes na história desse país, tivemos um presidente com tamanho carisma. Nem Sir Ney, quando foi alçado do feudo do Maranhão para o feudo federal e capitaneou o congelamento dos preços, foi tão ovacionado. Se Sir Ney tivesse dado ouvidos ao Suplici com seu I.R. negativo, talves fosse ele o criador do Bolsa ******.
O “cara” bate, e muito, os recordes do antecessor “principe FHC”, inclusive no de vôos ao exterior (bateu essa semana). O “cara” é f***, com seu linguajar simples convenceu a todos que ia acabar com a fome, que iriamos ter Fome Zero. Se isso ocorresse era de se esperar que ano após ano fossem diminuindo os beneficiários do Bolsa ******, pois, os que recebessem iriam poder começar, aos poucos, andar com as próprias pernas e galgar um dos dez milhões de empregos que seriam abertos pelas novas políticas que seriam implementadas.
No entanto, o grande anúncio dessa semana foi o do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
No próximo mês o programa Bolsa ****** deve receber 300 mil novos beneficiários que estão na nova faixa de renda permitida para receber a ajuda mensal. Em agosto, outras 500 mil pessoas vão ser incorporadas e em outubro mais 500 mil, fechando assim a meta de 1,3 milhão de novos beneficiários do programa em 2009. Segundo o ministro, “apesar de ter mais gente no Bolsa- ******, com o acréscimo, o programa passa de 11,1 milhões para 12,4 milhões de pessoas, o governo está trabalhando para que o beneficiários deixem de necessitar da ajuda mensal”. Trabalhando onde? Fazendo o que?
Preocupante, pois, voltando a Montesquieu “Quanto menos os homens pensam, mais eles falam”.
Mas felizmente “o cara” falou que está tudo bem, que mesmo o governo gastando mais com o funcionalismo, com o custeio da máquina pública, com o rombo da previdência, com os bancos, com as montadoras e com a indústria da linha branca, a “marolinha” não vai nos atingir como atingirá o resto do mundo.
Preocupante, pois, voltando a Montesquieu “A pessoa que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar”.
Podem não concordar comigo, pois, voltando a Montesquieu “Defenderei sempre o direito de discordarem de mim."
Mas vamos discordar tomando juízo.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Se o Obrama tem, O Cara tamem tem


Naum deichem de açessar o melhó brogui do mundo, melhó que o do Obrama, melhó que do Isnamde, melho ainda que todos otrojunto.

O brogui do Cara.


domingo, 19 de abril de 2009

Planeta Saney II



Coisas do Maranhão!Para nascer, Maternidade Marly Sarney !Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney !Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney!Para pesquisar, vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney!Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário !Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor).Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.Não gostou do que leu ? Quer reclamar?Então dirija-se ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney e informe-se onde está localizada a Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney...

Seria pra rir se não fosse pra chorar!!!

Republicação do dia 11.02.08

LUTO


Em dias como esses, falar o que? Escrever o que? Dias assim nos levam à reflexão sobre o passado e a criar expectativas sobre o futuro que nos espera.

"Nunca antes na história desse país" o título de DIAS DE NOJO para os dias de luto, foi tão adequado e certo.

Que Deus nos proteja.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Senador quer ditadura por plebiscito!




É dessa forma que a mídia em geral vem tratando o pronunciamento do senador Cristovam Buarque (PDT/DF) quando ele disse a uma rádio de Pernambuco que, “a permanecer a falta de sintonia e o divórcio entre o Congresso e o povo, há a possibilidade de alguém propor um plebiscito para que os cidadãos decidam se querem ou não que o País continue a ter Câmara de Deputados e Senado”.
Nos jornais, blog’s e outros meios de comunicação choveram críticas ao senador, colocando-o como antidemocrático, insensato, louco, e outros adjetivos que me nego a escrever. Só quem não conhece a trajetória e história do senador Cristovam é que pode dar essa conotação ao fato.
Quando cursava engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco já era ativista estudantil, militando na Ação Popular - grupo ligado à Igreja Progressista de Esquerda. Após o golpe de 1964 foi para o exílio na França, onde obteve o doutorado em Economia pela Universidade de Sorbonne.
Trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo ocupado postos no Equador, Honduras e Estados Unidos.
Ex reitor da Universidade de Brasília UnB (o primeiro por eleição direta, após a ditadura militar), foi governador do Distrito Federal e ministro da educação do governo atual. Em 2002 foi eleito senador com 674.086 votos (30% dos válidos) .
É autor de dezenas de livros, publicados em diversas linguas, e de inúmeros artigos publicados, foi consultor de diversos organismos nacionais e internacionais no âmbito das ONU.
Presidiu o Conselho da Universidade para a Paz da ONU e é membro do Instituto de Educação da Unesco.
Foi candidato a presidente da República em 2006, tendo como principal bandeira de sua campanha a federalização de uma educação pública de qualidade para o nível básico (ensino pré-escolar, fundamental e médio), vista como pré-requisito para a solução de todos os demais problemas brasileiros a médio e longo prazos
Criou a ONG Missão Criança, que patrocina um programa de bolsa-escola para mais de mil famílias, com recursos oriundos da iniciativa privada.
Divulga desde outubro de 2007, mesmo antes da iniciativa do Senado Federal, os gastos ressarcidos com base na verba indenizatória, coisa que até hoje a maioria dos senadores não fazem.
É obvio que um homem com esse histórico jamais proporia a insanidade de acabar com o congresso.
O professor Cristovam, prefiro chama-lo assim, circula pelo país e pelo mundo pregando que, todos tem direito a educação, que o mundo e o país só serão realmente dignos de se viver quando todos tiverem direito à educação.
A afirmação do professor Cristovam publicada no Jornal do Senado na quarta 08.04 "Eu não disse que estava propondo o plebiscito para decidir sobre o funcionamento ou não do Congresso", não recebeu os mesmos holofotes da mídia.
Na minha opinião, o professor deve estar com “escrotofagia” de ver uma instituição na qual tão bravamente trabalha, estar sendo desmoralizada por atos e atitudes de alguns de seus pares.


Publicado no jornal O Progresso em 12 de abril de 2009 Imperatriz - MA

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia santo

Depois do Fome Zero, do PAC, do Mensalão, do Petróleo do Pré-sal, da Marolinha e agora do Minha Casa Minha Vida, só mesmo instituindo o dia de Santo Inácio da Silva