sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ah! Se fosse antes...


O governo "autorizou" o Banco do Brasil a aumentar a participação estrangeira de 12,5% para 20,0% do capital. De acordo com o diretor de Relações com Investidores da instituição, Marco Geovanne Tobias da Silva. "Você faz o BB ficar mais apetitoso para o investidor estrangeiro".

Ora vejamos:

-Se quem tivesse "autorizado" o aumento fosse qualquer outro governo, anterior ao do sr. Luís Inácio, fatalmente seria chamado de entreguista, seria acusado de estar privatizando o banco do povo brasileiro.
Aliás durante a última campanha eleitoral essa acusação foi feita ao opositor pelo sr. Luís Inácio, "se eles ganha (sic) a eleição, vão privatiza (sic) a Petrobrás e o Banco do Brasil.

-Quem conhece o modus operandi do atual governo sabe que ele não autoriza, manda. Portanto o aumento não foi autorizado, foi mandando.

- Se a participação real atual, segundo o próprio BB é de 11%, portanto, abaixo do limite, por que aumentar? Ai vem coisa. Será que tem "empresário" com dinheiro fora, correndo risco, precisando trazer para esquentar em lugar seguro?

- Se o governo vive dizendo que "nunca antes na história desse país" o Brasil foi tão bom para investimentos estrangeiros, porque desviar dinheiro que teoricamente viria para capital fixo para capital financeiro? Lembrem-se que há um ano, quando a crise estourou, o investidor estrangeiro levou embora R$ 24,629 bilhões do mercado acionário brasileiro para cobrir perdas no exterior.

-Lembrem-se também que é política do BB voltar a ser o maior banco do brasil, inclusive com aquisições de outros bancos, assim sendo, 20% do maior banco poderá estar na mão de estrangeiros.

Veremos o que vem por aí.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor,
E no mínimo um "paradoxo" a sua visão pessimista quanto as posições econômicas adotadas pelo governo do Lula. Alguns respeitados jornalistas e comentaristas de economia, inclusive de paises europeus, vêem de maneira bastante promissora as atitudes do governo brasileiro em relação à economia mundial. Portanto caro professor, pense bem antes de colocar a sua visão politica antes a sua visão economica, sendo que da segunda, acredito eu, que senhor ter pleno conhecimento.
Um abraço e sucesso!
Junior

Paulo Menis disse...

Caro Junior minha visão não é pessimista, mas sim de incredulidade.
Concordo com vc. quanto à política econômica adotada no gov. do sr. Luís Inácio, realmente vem colhendo bons frutos, entretanto a política monetária, a fiscal é até mesmo a econômica é passivel de críticas, pois, vem sendo tomadas medidas que refletirão ex post.
Minha crítica é que, quando medidas semelhantes foram tomadas no gov. Collor e no gov. FHC o PT caiu matando e criticando o gov. Hoje o gov. toma medidas mais neoliberais e acha que está tudo bem, ou seja, ele pode.
E infelizmente eu não confio no gov. e no aparelhamento que ele fez no Estado e nas estatais. Temo realmente que possa estar havendo algo a mais no céu, do que aviões de carreira, se é que me entende.
Abraços.

Anônimo disse...

PROFESSOR AGORA SOU BLOGUEIRO TAMBÉM.A FEBRE DO BLOG ME PEGOU.O DEBATE É BOM.PRONTO PARA OUVIR E MANDAR AS CRITICAS , SEJAM ELAS CONSTRUTIVAS.