segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser – Homer Simpson


Nesta quarta-feira a Organização Européia de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês), acionou o mais potente acelerador de partículas já construído, o Large Hadron Collider (LHC), para tentar reproduzir o Big Bang. O objetivo do projeto é encontrar a origem das massas das partículas e decifrar a origem do Universo.
A busca incessante de onde viemos tem sido uma das forças motrizes que levam o homem à busca do conhecimento, entretanto, neste momento cabe também uma reflexão. Para onde estamos indo? Que caminhos devemos tomar para termos um mundo melhor? Que rota seguir? As respostas provavelmente devem estar na filosofia, mais precisamente na ética e na moral.
O pensamento ético é frequentemente citado, mas muitas vezes confundindo com a prática de comportamentos, confundem o estudo da ética em si e moral com valores.
Moral são valores aceitos como válidos por um grupo social ou sociedade num determinado período e ética é o estudo de como exercemos a moral, pela introspecção e com os outros, sobre o exercício daqueles valores. Portanto a ética nunca muda, mas a moral sim, pois ela é constituída de valores que vão mudando com o passar do tempo.
A exigência ética fundamental consiste em reconstruir relacionamentos do indivíduo com a sociedade. De acordo com Agostinho Neves da Silva em Proposta de Código Deontológico “Ética não se compadece com relacionamentos baseados no amiguismo e compadrio que asfixiam o bem-estar de qualquer sociedade, regendo-se por valores imorais sem qualquer respeito aos outros”.
A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética ultrapassa o que parece, investiga o que é. Procura razões pessoais para ”o modo de ser“ dos indivíduos frente aos seus valores e a moral dos grupos sociais aos quais pertence.
Reafirmando o conceito, moral é um conjunto de valores tais como integridade, honestidade, dignidade, humildade, afabilidade, etc. que são aceitos como adequados, como regra, por um grupo social e desrespeitar esses valores não é ferir a ética, mas sim ferir a moral.
Segundo Lichtenberg a moral pode ser dividida em quatro princípios:
· O filosófico: Faça o bem pelo próprio bem, por respeito à lei.
· O religioso: Faça-o porquê é a vontade de DEUS, por amor a DEUS.
· O humano: Faça-o porquê seu bem-estar o requer, por amor próprio.
· O político: Faça-o porquê o requer a sociedade da qual você faz parte, por amor à sociedade e por consideração a você.
Para sabermos se estamos sendo éticos temos que responder a dilemas éticos:
· O que eu faço contribui para quê?
· As minhas ações estão sintonizadas com o meu discurso?
· As minhas atitudes podem servir de modelo?
· O que eu faço em relação ao meu grupo de convívio, é como eu gostaria com que todos os membros do grupo agissem para comigo?
· Tenho preservado a dignidade diante dos fatores econômicos, qualidade, produtividade e integridade física, mental e espiritual?
Estamos em época eleitoral, cabe a nós eleitores e aos senhores candidatos fazermos essa reflexão, pois, Tolstoi já afirmava que “Não é possível ser bom pela metade”

Publicado no jornal O Progresso em 14 de setembro de 2008 Imperatriz-MA

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o que diz. Ética é a ciência que forma os valores.