domingo, 8 de março de 2009

Eclipse política


Os vírus são organismos biológicos muito estudados, pois, segundo os biólogos, tem peculiaridades muito interessantes. Para se reproduzirem eles usam o sistema de automultiplicação e para isso consomem toda a estrutura da célula hospedeira. A célula morre, mas existem muitas outras que podem ser e fatalmente serão sacrificadas. Eles podem infectar células animais, vegetais, fungos e bactérias, não tem nenhum preconceito sobre quem vão destruir.
O ciclo de vida de um vírus é dividido em quatro fases: Primeiro ele entra numa célula, é absorvido por ela e lá se fixa. Fica por um tempo adormecido, é um truque para não mostrar sinais de sua presença, para “cair no esquecimento”, é a fase chamada de eclipse.
Depois dessa letargia ele desperta e ocorre a multiplicação, utilizando toda a estrutura da célula, para produzir novas partículas que sairão para infectar novas células sadias e o ciclo reinicia, cada vez mais ampliado.
O ressurgimento de alguns políticos que andavam “sumidos” que “caíram no esquecimento” me fez lembrar a fase da eclipse viral.
Um ex-presidente que nos deixou de herança uma inflação, acumulada nos seus últimos 12 meses de governo de 2.751%; quatro planos econômicos, dentre os quais o plano Bresser que até hoje representa dívida da União para com a população; do plano que laçava boi nos pastos, pois, na mesa não tinha; do plano que quebrou empresas com o congelamento fictício de preços; do plano que levou alguns crentes a serem “fiscais”; do estelionato eleitoral que fez com que o PMDB ganhasse de maneira avassaladora as eleições em 1986, está novamente na ribalta. Com aval do Sr. Luís Inácio foi eleito Presidente do Senado Federal e promete estabelecer uma nova ordem. Qual será essa ordem?
Outro ex-presidente que também deixou heranças, das quais não gostamos de lembrar, tais como o confisco que deixou todos igualmente duros e lisos; as inflações de 1990 de 1.198% a.a. e de 1991 com 481% a.a.; era o homem que tinha “aquilo roxo” e nos deixou todos roxos de raiva com o escândalo de corrupção que provocou o seu processo de impeachment, assumiu a Presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado, também com a aquiescência do Sr. Luís Inácio.
Por último, mas não menos eclipsado, o Sr. Renan Calheiros, articulador da campanha do Sr. Sarney à presidência do senado, fiel escudeiro do Sr. Collor quando foi presidente da república e articulador da campanha que levou o ex-chefe à presidência da comissão do senado, recentemente teve que invocar o capitão Nascimento e “pedir para sair” da presidência do senado, por estar envolvido em um escândalo corrupto/financeiro/sexual, no qual foi defendido Sr. Luis Inácio, também está de volta e por cima.
Meu receio é que depois da eclipse vem a quarta fase virótica, onde eles se reproduzem e infectam células sadias, isto é, se já não estão infectando.

Publicado no jornal O Progresso em 08 de março de 2009 - Imperatriz-MA

Nenhum comentário: