domingo, 4 de maio de 2008

SEM TÍTULO

Esta semana foi noticiado que o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi selecionado como um dos 100 intelectuais públicos mais importantes da atualidade, em uma lista divulgada pela revista britânica Prospect.
Segundo a publicação, a escolha dos candidatos foi feita com base em "critérios simples": os intelectuais tinham que estar vivos e ativos na vida pública. Além disso, deveriam demonstrar excelência na sua área de atuação e habilidade em influenciar debates internacionais.
FHC foi o único brasileiro escolhido pela Prospect para integrar a lista dos candidatos. A relação inclui ainda nomes como o lingüista Noam Chomsky, o Papa Bento 16, o semiólogo italiano Umberto Eco, o ex-vice-presidente dos EUA e hoje ativista ambiental Al Gore, o filósofo alemão Jürgen Habermas, o ex-presidenciável peruano Mario Vargas Llosa, entre outras personalidades.
Este fato instigou minha curiosidade e fui dar uma olhada no site oficial da Presidência da República para ver o que consta sobre o nosso atual presidente, fiquei ainda mais instigado e fui pesquisar sobre alguns outros presidentes de países hermanos.
O resultado da pesquisa foi:
Presidente do Peru – Alan Garcia - Estudou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Peru e Direito na Universidade Nacional Mayor de San Marcos. Também estudou na Universidade Complutense de Madri e na Sorbonne, em Paris. Em 1979, foi membro Assembléia da Constituinte. Entre 1980 e 1985 exerceu mandato como adjunto. Autor de diversos livros sobre política e sociologia.

Presidente do Equador – Rafael Correa - Correa ganhou bolsas para estudar na
Europa e nos Estados Unidos. Economista, foi assessor do ex-presidente Alfredo Palacio durante suas funções como vice-presidente. Depois, foi ministro de Economia e Finanças no início da gestão de Palacio na presidencia, entre abril e agosto de 2005. Escreveu vários documentos contra a dolarização da economia, a qual qualificou como um erro técnico, ao eliminar a política monetária e cambial.

Presidente da Colombia – Alvaro Uribe - Advogado formado pela
Universidade de Antioquia, com especialização em Administração e Gerência pela Universidade Harvard. Entre 1998 e 1999 foi estudante da Universidade Oxford na Inglaterra, graças à Bolsa Simón Bolívar do Conselho Britânico.
Em 1976 foi chefe de Bens das Empresas Públicas de Medellín. De 1977 a 1978 foi secretário-geral do Ministério do Trabalho, e entre 1980 e 1982 foi diretor da Aeronáutica Civil.
Foi prefeito de
Medellín em 1982 e vereador dessa cidade entre 1984 e 1986. Foi senador da República nos períodos 1986-1990 e 1990-1994. Foi eleito governador do departamente de Antioquia para o período 1995-1997.

Presidente da Venezuela – Hugo Chaves – Egresso da
Academia Militar da Venezuela, graduado em Ciências e Artes Militares - Ramo de Engenharia. Prosseguiu na carreira militar, atingido o posto de tenente-coronel.

Presidente da Argentina – Cristina Kirchner -
Advogada, ex-senadora pela província de Buenos Aires,. De maio de 2003 a dezembro de 2007 foi também primeira-dama do país, pois é casada com o ex-presidente Néstor Kirchner, ao qual sucedeu.

Presidente do Chile - Michelle Bachelet – Licenciada pela
Universidade do Chile em médica cirurgiã pediatra com menção em epidemiologia. Na Alemanha Oriental continuou seus estudos em Medicina na Universidade von Humboldt de Berlim, bolsista do Colégio Médico do Chile se especializou em Pediatria e Saúde Pública no Hospital Roberto del Río. Até 1990 incorporou-se à ONG PIDEE (Proteção à Infância Prejudicada pelos Estados de Emergência), ajudando a filhos das vítimas do regime militar do Chile. Entre 1994 e 1997, exerceu funções como assessora do Ministério da Saúde chileno. Em 1996 ingressou num curso sobre Defesa Continental na Academia de Assuntos Políticos e Estratégicos, onde, devido ao seu bom desempenho e graças ao financiamento de uma bolsa estatal, foi convidada a estudar no Inter-American Defense College em Washington D.C., Estados Unidos da América.
Em
1998 trabalhou como assessora do Ministério da Defesa e no dia 11 de março de 2000 foi nomeada ministra da Saúde pelo presidente Ricardo Lagos.

Presidente do Uruguai – Tabaré Vázquez - estudou medicina na escola médica da Universidad de la República graduando-se como especialista em
oncologia. Em 1976 ganhou uma concessão do governo francês para receber treinamento adicional em Paris. De 1990 a 1995, Vázquez foi prefeito de Montevidéu.

Presidente eleito do Paraguai – Fernando Lugo – Bacharel em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Nossa Senhora da Assunção, em Roma realizou estudos de espiritualidade e de Psicologia e graduou-se em Sociologia com uma especialização em Doutrina Social da Igreja na Universidade Gregoriana. Trabalhou no Paraguai como professor no Instituto Superior de Teologia de Assunção, foi um membro da Comissão Doutrinária da Conferência Episcopal Paraguaia e equipe de Reflexão Teológica o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Presidente da Bolívia – Evo Morales - Morales terminou sua educação secundária e concluiu o seu
serviço militar aos 17 anos de idade.

Presidente do Brasil – Luís Inácio - Curso primário completo, curso de torneiro mecânico SENAI, sindicalista e fundador do PT. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembléia Constituinte.

Como o título deste artigo é SEM TÍTULO, deixo o final sem comentários.

Nenhum comentário: